sábado, 30 de abril de 2011

Consumismo


Sócrates gostava de passear pelas ruas comerciais de atenas.
Assediado por vendedores ele respondia:
-"Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz."

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Amor


"Não podemos chamar de amor
Aquilo que é merecido,
Pois se fosse essa a essência do amor
Jesus por nós não teria morrido."

Autor desconhecido

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hoje é o dia

Estava no mercado público hoje (27/04/11) aguardando minha esposa concluir as compras, quando um senhor aproxima-se e pede um minuto, daí me convida para ir até o outro lado da calçada. Do nada ele me fala de suas posses: que possui muitos bens, que tem comércio e etc.

Com aspecto angustiado ele de cabeça baixa me diz que é um homem infeliz, tem uma família da qual não se sente amado, sente-se negligenciado, abandonado, em seus olhos vi um pedido de socorro, conversamos por um pouco tempo, eu estava surpreso com aquela situação, não conhecia aquele Sr. também não entendia aquele repentino momento de desabafo as 7:20 da manhã, havia tanta gente naquele mercado, e eu estava ali, tentando achar palavras para amenizar a angustia daquele homem, que ao meu ver, está prestes a entrar em uma depressão pela força da solidão.

O que eu vi naquele momento, era alguém que trocaria tudo que possuía, por um carinho da família, pelo afago de quem em suas palavras seriam um porto seguro para seu momentos de tristeza, seus bens de nada serviam, pois a dor que seus gestos e palavras retratavam não poderiam ser sanados com valores materiais.

Quanto custa um carinho, um sorriso, uma palavra amiga, um gesto humano?

Quanto custa a felicidade de alguém que pode comprar, mas não tem ou teve a moeda certa para construir sua felicidade?

Não sei nada daquele homem, mas disse para ele que iria procura-lo, e realmente irei, e certamente amanhã, temo que sua dor torne-se insuportável, e ele queira livrar-se dela da pior maneira possível.

Tenho dois pedidos para fazer agora para que estiver lendo essa postagem, a primeira é que não negligencie a ninguém, cuida de quem vive a teu lado, pois eu já tive o desprazer de perder uma amiga que não buscou ajuda e se perdeu em uma forca, e ainda hoje amargamos sua falta. A segunda é que não se perca, não que seja uma opção, mas tome cuidado com o tipo de vida que tem escolhido, a ausência de Deus é hoje o maior causador das desgraças existenciais, não ter uma esperança maior, não optar pelo que é justo, pelo que é eterno, nos deixa vazios, só Deus completa o ser humano. A falta de relacionamento com sigo mesmo, com seus semelhantes e com Deus, nos coloca em um abismo de angustias e desespero.

Cuida de você, cuida de todos que você puder, busca a condição de amar com a essência dessa palavra retratada tão bem em I Coríntios 13, faça valer apena e essa curta passagem, não fica conformado com coisas ruins, faça a diferença, viva verdadeiramente com a dignidade e a cristandade, afinal é só uma oportunidade que temos, desperdiçar é um crime passivo a condenação eterna.

Precisamos acordar para a vida e viver.

Edilandio Angelim