quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Somente por Amor

Por não sabermos o que é amor, não entendemos que Ele é o suporte para a amizade, é o sustentáculo para afetividade, a base sólida para todos os relacionamentos; diferente dos sentimentos, o amor é o único capaz de vencer as indiferenças, as ofensas, até mesmo o ódio que erroneamente dizem ser seu contrário, pois o mesmo é como Deus, ou melhor, é o próprio Deus, sem contrários, sem opostos.

Para nós é a ação e a reação real e desinteressada entre seres iguais e diferentes, é a ação positiva em meio aos sentimentos negativos, é a única ação onde o homem deixa de ser humano e passa a ser divino, é verbo, como Deus não tem passado nem presente nem futuro, o Amor "É".

Isso explica Gênesis 1:26, onde Deus diz: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.

Edilandio Angelim

Para um novo homem



Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
(Efés. 4:25-32)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Para todos




A solução para fazer as coisas acontecerem é realiza-las sem esperar que os outros as realizem.
O fato é que mundo todo está esperando alguem fazer o que todo mundo deveria estar fazendo,
assim, ninguém faz, o preço dessa espera, está registrado nos jornais diários, nos consultórios psiquiátricos, na lista mensal de suicídios, nos índices de corrupção, nos obituários dos que morrem de fome, dengue, aids e etc.
Se precisar de mais informação para ter certeza do que digo, sinto muito, você também está na lista dos que também estão esperando, e vai continuar, afinal é só um problema de percepção.

Edilandio Angelim

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O todo


As paisagens constituem um todo, seus detalhes são inúmeros e muitas vezes precisa ser apreciado de longe, como os picos gelados, os desertos áridos do Saara, ou a té mesmo os solos rochosos da lua, o interessante é que para cada paisagem é exigido uma configuração de equilíbrio, pois para visualiza-las nada é preciso, mas quando passamos a conviver, as coisa são bem diferente.
Existe um termo alemão "Gestalt" que representa a configuração dos elementos que constituem a nossa percepção, o interessante é que estudando essas idéias, descobrimos que a soma das partes não são iguais ao todo, ou seja o que somos não é a soma do que vivemos. Existe uma fragmentação muito grande, e fixamos de forma mais intensa o que nos é próprio, o que nos magoa, o que atingiu pontos nevrálgicos em nossa vida. A necessidade de trabalharmos sempre para estar em constante avaliação facilita a abertura ou o bloqueio dessas ações. O que configura com mais força o que somos está intimamente ligado ao emocional, e isso cria variantes complicadas, afinal o nosso emocional passa por momentos de inlúcidez; esses momentos são fraguimentos que não nos caracterizão, mas costumam se tornar as máximas, dai deixamos de ser o que somos e passamos a ser o que agimos em determinados instantes.
Criamos nossos hábitos, depois, nossos hábitos nos criam.

Edilandio Angelim