quinta-feira, 14 de maio de 2009

Eu confio...



“Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.” Provérbios 16:3.
A confiança é vital. Todos os dias, em todos os lugares, por todos os motivos confiamos em alguém. Desde que nos levantamos pela manhã, até a hora de deitar à noite, o exercício da confiança é quase ininterrupto. Abrimos a torneira confiando que haverá água, pegamos o ônibus confiando que o motorista nos levará ao lugar certo, tomamos o telefone confiando que haverá linha.
Às vezes nos frustramos. As pessoas falham. As coisas não funcionam. Até pessoas queridas e próximas de nós podem desapontar-nos, querendo ou sem querer. Nós mesmos nos surpreendemos com as próprias atitudes. “Eu não confio em mim”, me dizia outro dia um homem angustiado.
O texto de hoje nos leva a depositar confiança em alguém que não falha. “Confia no Senhor”, aconselha Salomão. Às vezes, observando a sabedoria humana, me pergunto se o homem confia mais na tecnologia, na ciência e na razão do que em Deus. Quando vejo a criatura brincando de ser Deus, querendo definir o que é certo ou errado, me questiono se o conselho de Salomão já não ficou obsoleto. Mas quando ouço histórias de vidas destruídas como resultado da teimosia e espírito de independência humana, vejo que o conselho bíblico é mais atual do que nunca.
No texto de hoje é enfatizado outro pensamento. O fato de confiar em Deus não dispensa a iniciativa nem o esforço humano. O texto fala de obras e desígnios. Essa é uma referência aos planos e ações. Nada funciona sem planejamento e ação, mas ambos carecem de valor, se não estão depositados nas mãos de Deus. O verbo confiar, usado no texto de hoje, é gol no original, e significa desenrolar – como se você desenrolasse um projeto arquitetônico diante de alguém.
A mensagem é: abra o rolo de seus planos diante de Deus, consulte-O, peça a opinião dEle. O êxito sempre está relacionado com a ação. Pessoas que consultam a Deus quanto a seus planos sempre avançam. Limitadas por sua humanidade, elas podem cometer erros. Mas não desistem, confiando que o mesmo Deus que as ajudou a planejar as ajudará a chegar ao fim da jornada.
O que você precisa depositar hoje nas mãos de Deus? Está seguro de que o que vai fazer ou a decisão que vai tomar já foi levada a Ele? “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.
Alejandro Bullón

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não tenho dúvidas



Todo homem tem que fazer jus a seu salário,
mesmo que esse salário não faça jus ao que é produzido.

A regra é: Seja sempre o melhor em tudo,
principalmente na honestidade.