quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A cura

São muitas as epidemias que assolam o mundo, mas a que verdadeiramente me deixa profundamente triste, é a da burrice.
Talvez pareça grosseira essa expressão, mas antes de julgar, entenda de que falo. Não falo daqueles que por ignorância escutam e dançam o creu, nem daqueles que rebolam ao som do vai cachorra, muito menos pelos cantores (se é que podemos chamar assim) que são lançados, e se lançam Deus sabe em que direção. Não estou falando dos muitos que se drogam, pois não acharam rumo, sentaram a margem e não sabem para onde ir, dos emocionalmente frustrados, pois não fazem escolhas, nem podem, foram domesticados, e sonham com dias melhores, só sonham, menos ainda
dos sem vida, que rejeitaram a honestidade, e seguem livres dentro de suas grades pessoais, dos que abusam do silencio por não saber o que dizer, nem dos que choram, pois o sorriso para eles custa um momento de coragem.
A epidemia da qual eu falo, chamasse ausência de sabedoria, a distância da cura para a humanidade banida e desprovida de sentimentos próprios. Da insegurança que o não saber nos trás, das incertezas contidas na complexidade de um sorriso insincero, na dificuldade de sentir que somos na essência iguais, mas nos tornamos diferentes pelos rumos escolhidos, seja por nós, seja pelos outros. Por não sabermos que a sabedoria é a bússola que nos dá o rumo certo, que é ela o golpe fatal na miséria humana, que é a maior riqueza que um homem possa ter, que ela supera o conhecimento e a própria inteligência, pois está ligada a Deus, e os simples e humildes são possuidores dela.
A sabedoria é um motor que move as decisões precisas, é um dom que se trabalha e lapida dia após dia, que não está ligada ao ter, mas fortemente cravada no ser.

A sabedoria é uma criança feliz e sorridente que precisa ser alimentada com verdade e amor, é um propagador poderoso que nos faz amar a todos independente do que somos ou sentimos.
A sabedoria reflete você no outro, e o torna semelhante, descarta cores, poder, padrões, religiões, e nos coloca diante de Deus como somos. É a janela que vislumbramos dentro de nossas limitações, mas também é a porta para a liberdade interior.
Esperança sem sabedoria é ância, amizade sem sabedoria e ausência, liberdade sem sabedoria é inferno, Deus sem sabedoria é vazio, a vida sem sabedoria é morte.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

HORIZONTE

Começar é sempre difícil
Parar é esperar o pior
Voltar é assassinar
A esperança de um mundo melhor
Reviver é esmigalhar
O novo despertar
O desejo de viver
A força para caminhar
Acreditar que o sonho tem limites
Viver não
Saber que a crença não permite
Seguir o coração
Entender que a força
É uma decisão
E que o esforço
É estrada da realização
Agarrar-se ao que sente
Não ter outro instante
Viver esse presente
Crer que caminhar é uma constante
Sorrir apesar de tudo
Degladiar-se para mudar seu mundo
Olhar sempre para o infinito
Viver teus sonhos mais bonitos

domingo, 9 de novembro de 2008

Para uma amiga muito especial.

Tem uma história de um jovem que estava muito triste, e um sábio pediu que colocasse um punhado de sal em um copo com água. Depois pediu que experimentasse.O jovem reclamou desse que o gosto era muito ruim.Agora o sábio pediu para colocar a mesma medida em um grande lago, em seguida mandou que experimentasse, o jovem falou que o sabor ainda era doce como sempre.O sábio explica: Meu jovem, a vida e exatamente assim, quando valorizamos os nossos problemas, eles se tornam amargos e tiram o gosto da vida, mas quando valorizamos o que temos de melhor, nada vai tirar o doce que a vida realmente tem.

Não desista

Descaso, desconfiança, medo, revolta, tédio, solidão, são reações de uma humanidade descrente em si e também nos outros, mas como culpar alguém por sentir-se assim, se é assim que a grande maioria tem se comportado e vivido.
Ir na direção oposta é a grande necessidade, fazer tudo ao contrário do comum é a grande jogada, não se deixar corromper é o grande sacrifício, viver tudo isso com amor é o grande segredo.

"Nunca se entregue nasça sempre com as manhãs" (Erasmos)

Entenda...

"Nunca destrua o sonho de alguém, a menos que o acorde para a felicidade"