terça-feira, 3 de maio de 2011




SALMO 23


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da JUSTIÇA, por AMOR DO SEU NOME.


Esse é um dos versos mais lidos e buscados na bíblia, na grande maioria, mediante necessidades e desesperos ocasionados pelo entendimento errado dos preceitos e vontade de Deus. Outros pela comodidade e simplicidade existente no texto e por não enxergar o tamanho da responsabilidade contida implicitamente nele.

Vamos analisar o que realmente lemos nesse Salmo.

O que salta ao olhas é: “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma”;

De resto, fica só lacunas que deveriam ser preenchidas antes de pedir as bênçãos, antes de querer os refrigérios.

O que sobra é um deus de oratório, trancado e só buscado quando precisamos de ajuda, ou nos horários em que nos é conveniente, afinal primeiro vem a obrigação depois a devoção, é assim que vivemos.

Mas agora é interessante avaliarmos com maior profundidade esse salmo, para que tenhamos direitos, é interessante ver os deveres, afinal, temos o estranho costume de inverter as coisas, queremos o dinheiro antes do trabalho, a saúde antes dos cuidados para com o corpo, a sabedoria antes dos estudos, as amizades antes das cumplicidades, o conforto antes da labuta, mas é sábio lembrar, que a bonança vem depois da tempestade...

O Senhor: Amo, patrão, indivíduo importante (Aurélio) Amo: é senhor de escravos,

Patrão: é quem dá as ordens, Indivíduo importante: seria aquele que deve ser colocado em primeiro lugar.

Entendendo isso, poderemos iniciar nossa exposição sobre as obrigações para se atingir os pastos verdes e os demais atributos citados no famoso salmo.

Um servo tem que conhecer a vontade de seu senhor, você acha que as missas e os cultos são os momentos exclusivos que esse Senhor quer conosco?

Que o que deveria ser aprendido nesses mesmos momentos, deveriam ser aplicados no nosso dia a dia, seja na família, no trabalho, no lazer ou nas aprovações?

Que eu não poderia fazer nada sem sua aprovação?

Que minha vida teria que ser um reflexo de sua compaixão, bondade e amor?

Que eu teria de abrir mão da minha vida em função da vontade Dele?

Deu para entender a profundidade dessas palavrinhas?

Para saber o quanto queremos e o quanto não ofertamos?

Você pode agora questionar:

- Como servir a Deus nos dias de hoje?

Meu conselho é: primeiro deve conhece-lo, estudar sua palavra com cuidado para não misturar com doutrinas e preceitos denominacionais(religião), está aberto a aceitar com razão e não emoção (Romanos 12:1), adicionar muita oração, o resto vai acontecer naturalmente.

Continue, mas faça o que Cristo mandou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João: 5:39)

Deus não quer uma fé sega (romanos 12:1-2)

As outras palavras que precisam ser vista nesse texto (salmo 23) são: JUSTIÇA, por AMOR DO SEU NOME.

A Justiça está acima de nossas necessidades, vaidades, sentimentos e ressentimentos, fica clara no Pai Nosso: Perdoar para ser perdoado, simples...

Querer para os outros o que queremos para nós,. Viver sem julgar, viver para e pelo perdão... (impossível, bom essa é outra história)

Como já visto em textos anteriores (nesse blog), o amor não está ligado a sentimentos, (I Coríntios 13), é ai que muitas vezes sem sentir, precisamos agir em nome de Deus (Fé), essa ação positiva, ela sim, é amor, esse amor, só vai entender quem estudar os evangelhos, no mundo físico esse amor é irreal, impossível de ser vivido.

Quem não conhece a Deus não ama (I joão)

Muitos poderão questionar o teor desse texto, principalmente os que acreditam na prosperidade terrena, sem entender que ela e fruto do trabalho (Gêneses 3:19). Outros até por não estudar a bíblia, o os poucos versos que conhecem são os dos momentos de suas necessidades, daí só lemos o que nos interessa, ainda tem os que se fecharam em suas doutrinas, e o que importa é o que sente, esse não entendeu a parte do amor nem conhece o texto de Romanos 1:22-25.

Bom... já me sinto bem, pois não careço de milagres para saber que existe um Deus, e que Ele é senhor dos que o aceitarem, pois essa é a condição para sermos chamados filhos de Deus, os demais que não aceitarem, não podem ser chamados filhos, se duvida consulta João 1:12, pois criaturas somos até essa aceitação e essa mudança de vida, o que é realmente importante, esqueça os pastos verdes, pois eles não serão para aqui nem para hoje, mas para um período bem maior que nossos sonhos e vontades... para a eternidade, assim eu creio.

Plante o pasto, seu crescimento e desenvolvimento é obra divina, isso você nunca vai poder fazer.

Fiquem com Deus.